Conteúdos que mais aparecem nas provas do ENEM.

A análise geral da pesquisa indicou, por exemplo, que na prova de ciências da natureza, são cobradas mais questões relativas a ecologia do que botânica, ou então mais questões relativas a eletricidade do que termodinâmica. Já na prova de linguagem, o aluno deve estar mais afiado em interpretação de texto do que gramática. Em matemática, as chances do candidato se deparar com funções e geometria são maiores do que equações elementares ou matrizes.

É importante lembrar que o Enem é uma prova de caráter interdisciplinar, ou seja, uma questão pode exigir conhecimento de diversas matérias. O levantamento feito pela Veja levou em conta essa característica: quando isso ocorre, a duplicidade foi indicada.

Além desse fator, é importante lembrar que o Enem foi criado em 1998 para, em 2009, transformar-se em vestibular e selecionar estudantes para universidades federais. Ou seja, as provas mais recentes pouco se parecem com a primeira prova do exame. Por isso a pesquisa leva em consideração apenas os exames aplicados a partir de 2009. Ainda assim, segundo os professores ouvidos, o estudante que está se preparando para o Enem deve se concentrar nas edições de 2010, 2011 e 2012. A prova de 2009 é a transição do antigo para o novo modelo, a primeira com 180 questões. “A avaliação de 2009 é um ponto fora da curva. Houve questões muito irregulares”, afirma o professor Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo Vestibulares. “As provas que se seguiram são mais equilibradas e servem como ferramentas mais apuradas para a preparação dos estudantes.”

 

Veja abaixo os gráficos com os resultados do levantamento sobre o Enem

 

matemática1


linguagem


ciências-humanas-humanidades


ciências-humanas-história


ciências-da-natureza-química


ciências-da-natureza-física


ciências-da-natureza-biologia


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s